terça-feira, 3 de agosto de 2010

Oficina - Dia 05 - O Cômico e o Dramático




Tema: Teatro - O Cômico e o Dramático


Depois de uma mensagem trazida pela nossa líder Lays Brunna, pudemos trazer um pouco da idéia do que é cômico e dramático no teatro, semelhanças e diferenças entre ambos a partir de uma dinâmica simples: brincar de esconde-esconde. Nessa brincadeira universal, tanto quem procura como quem se esconde experimenta sensações de descontração e tensão ao longo do jogo. Como integrante do jogo, cada um ri, se diverte, mas também fica tenso com a possibilidade de ser pego ou de se aproximar do final da jornada.

Depois de todos se divertirem bastante com a dinâmica, fomos levados para um outro caminho que nos fez perceber o funcionamento do cômico e do dramático em um mesmo tema: que temas e formas compõem a comédia e o drama? Com dois trechos vindos do longa "O Garoto" (The Kid, 1921, Charles Chaplin), pudemos compreender um pouco do que torna uma cena cômica e/ou dramática: enquanto a primeira enfatiza os defeitos de caráter, o lado ridículo da humanidade; a segunda propõe o heroísmo, os sentimentos nobres, a superação das adversidades. Depois destes videos, trouxemos duas pantomimas do nosso ministério, que, com um mesmo tema, enfatizavam-no comica e dramaticamente - respectivamente, A Cadeira e O Palhaço.

Após essa rodada de discussão, partimos para prática onde os exercícios propostos buscavam enfatizar o esforço, o peso do corpo e contra o corpo, realizando uma ligação com a pantomima que será montada ao longo das oficinas - "Lembranças de Jesus", baseada na música homônima de Fernanda Brum. Cada personagem foi escolhido de acordo com as imagens que cada um dos participantes escreveu após ouvir a música no encontro passado. Cada um dos participantes então, foi orientado a sentir e pensar um pouco sobre cada personagem e construir movimentações corporais que consigam transmitir a mensagem.

E continuamos acompanhando todos esses adoradores descobrindo um ministério ao longo dessa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário