quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sobre Reconhecer Erros e Crescer


Para seguir para uma nova prática, uma nova política, um novo modo de perceber e agir, precisamos nos redirecionar para o objetivo, traçando maneiras de alcançá-lo. Mas, antes de encontrar a direção, conhecer os equívocos do primeiro caminho é essencial e primordial. O Espírito Santo presente nas nossas vidas nos faz perceber e reler em que atitudes falhamos: às vezes, na palavras ou gestos, outras vezes, nas próprias metas.

Achamos isso tão difícil por que tentamos ser perfeitos, ao menos para nós mesmos. Desejamos ter nossas atitudes aprovadas pela sociedade, por que amamos estar nela, por mais que o neguemos. Na verdade, amamos ser amados, desejamos ardentemente ser compreendidos e aceitos. Mas, quando isso não ocorre, frustramo-nos com nossas atitudes e nos bloqueamos para qualquer mudança, perdendo a oportunidade de amadurecer e evoluir.

O Senhor, através de nossas orações, fala conosco, tratando das atitudes que precisamos mudar para uma melhor convivência com o outro e uma evolução na busca pela santidade. Reconhecer os erros, parte talvez mais difícil do trajeto, nos traz a visão do objeto que precisamos mudar e, partindo disso, podemos descobrir como mudar: entregando nossa vida ao trabalhar do Senhor. A vida é tão curta e perdemos dias, semanas, até anos preciosos lamentando e remoendo imperfeições e infortúnios, quando poderíamos crescer e agregar conhecimento e experiências compartilhando sentimentos, frustrações e metas com o Senhor, deixando-nos livres das amarras que nos aprisionam a nós mesmos.

Por que parece tão difícil se desvencilhar de nós mesmos, daquilo que cremos ser tão precioso? Porque achamos que isso é tudo o que temos, que ninguém poderá nos tirar. Certo. Mas será que de fato perdemos quando o compartilhamos? Ou será que o multiplicamos, o fazemos frutificar? É isso que o Senhor quer fazer conosco através da Sua palavra: nos fazer evoluir, crescer, saber que, com Ele ao nosso lado, temos TUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário